Perfil do Egresso
A política de formação do Curso de Graduação em Psicologia – Niterói afirma a indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão e entre o conhecimento e a intervenção psicossocial, assim como o respeito à ética e o aprimoramento e capacitação contínuos.
Para esse fim, espera-se que o egresso do Curso de Psicologia possua:
- Habilidades e competências relativas ao ensino, à pesquisa e às intervenções profissionais, pautando-se pela indissociabilidade entre ciência e profissão e no reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano;
- Capacidade de desenvolver no exercício da profissão a interlocução real e prática com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
- Capacidade de fazer uso crítico de diferentes teorias e métodos em psicologia, numa perspectiva em que a intervenção profissional não é mera aplicação de conhecimentos já aprendidos, mas sim produção de conceitos e métodos adequados às intervenções profissionais concretas;
- Capacidade de trabalhar na formulação de políticas públicas, bem como na sua construção em diferentes serviços públicos e movimentos sociais para a promoção de direitos humanos e justiça social.
- Engajamento com a crítica à hegemonia do perfil liberal e individualista da profissão do psicólogo, através da compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
- Habilidade de escutar, mas também de saber expor suas posições sem pretender ser neutro, fazendo a análise de suas implicações.
- Capacidade de empreender diferentes estratégias de intervenção em gestão de pessoas, desenvolvendo os conhecimentos já existentes;
- Capacidade de desenvolver novos métodos e técnicas para além dos modismos do mercado;
- Capacidade de atuar como um (a) cidadão (ã) bem informado (a) e profundamente motivado (a), capaz de pensar criticamente e de analisar os problemas junto à sociedade, procurando suas soluções e aceitando as responsabilidades sociais daí decorrentes;
- Habilidade de transitar nas diferentes áreas do saber e da prática da profissão;
- Capacidade de atuar em equipes multidisciplinares, buscando responder aos desafios contemporâneos do mercado de trabalho e da sociedade como um todo;
- Habilidade para identificar demandas de ordem psicológica e traçar estratégias adequadas de resposta e intervenção;
- Capacidade para elaborar projetos de intervenção, pautados no respeito às características da população atendida;
- Competência para identificar problemas e elaborar metodologias de investigação científica no campo da Psicologia e em sua interface com outras ciências;
- Habilidade para avaliar problemas de ordem cognitiva, afetiva e comportamental em diferentes contextos;
- Capacidade para elaborar diagnósticos em nível individual, grupal ou institucional e formular planos de intervenção em quaisquer desses níveis;
- Habilidade para investigar, coordenar e manejar os processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos diferentes grupos humanos;
- Capacidade de colocar em questão as tentativas reducionistas, deterministas ou meramente técnicas de definição dos sujeitos;
- Capacidade de promover a saúde e qualidade de vida dos sujeitos, grupos, comunidades e organizações nos distintos contextos, através dos métodos próprios da profissão, acatando as determinações e diretrizes do código de ética da profissão
- Capacidade de produzir textos de pareceres e relatórios, quando necessário, de forma clara e bem articulada;
- Habilidade para atuar de forma reflexiva e atenta, evitando reproduzir modos prescritivos e diretivos de atuação.