ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS
Os estágios supervisionados são conjuntos de atividades de formação, programados e diretamente supervisionados por membros do corpo docente da instituição formadora e procuram assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas. Visam assegurar o contato do formando com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais.
Estão estruturadas em dois níveis – básico e específico – cada um com sua carga horária própria, com o desenvolvimento de práticas integrativas das competências, habilidades e conhecimentos articulados ao seu núcleo de formação.
Eles são realizados através do Serviço de Psicologia Aplicada e são regidos por regulamento próprio. Maiores informações: http://spa.sites.uff.br/
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS BÁSICOS: Com carga horária de integralização de 272h, os estágios básicos são oferecidos por meio de projetos, realizados através do SPA, cada um com 136h, para os alunos do quinto e sexto períodos do Curso. São objetivos gerais dos estágios supervisionados básicos promover a relação e o compromisso ético e social dos estudantes com a população em geral e, sobretudo, aquela envolvida em sua prática de estágio, na perspectiva da psicologia enquanto ciência e profissão, bem como propiciar a reflexão crítica sobre os condicionantes culturais, históricos, políticos e existenciais das características psicossociais da população. Objetivam também promover aprendizagem, desenvolvimento e incorporação das competências básicas ligadas à profissão do psicólogo.
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS ESPECÍFICOS: Com carga horária de integralização de 748h, os estágios supervisionados específicos, em número de quatro, são oferecidos por meio de projetos, realizados através do SPA, aos alunos do sétimo ao décimo períodos do Curso. Seus objetivos principais são: a) Buscar conhecimento, identificar, analisar e intervir de forma ética e teoricamente justificada em problemas de natureza psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo e gerar conhecimento a partir da experiência profissional; b) Analisar criticamente o campo de atuação profissional do psicólogo e seus desafios contemporâneos; c) Elaborar pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais em ambientes de trabalho ou em apresentações públicas, jornadas, congressos; d) Planejar e realizar estratégias de intervenções psicológicas em indivíduos, grupos, organizações ou instituições visando a prevenção, tratamento ou promoção da saúde psíquica sob a forma de orientações, psicoterapia, treinamentos e demais técnicas reconhecidas de intervenção psicológicas; e, Promover progressivamente que o futuro psicólogo possa assumir responsabilidade em suas intervenções ou atuações profissionais de forma crítica, reflexiva e ética nos variados campos de atuação do psicólogo.
ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (ENO)
O Curso de Psicologia da UFF prevê o oferecimento de Estágio não obrigatório (ENO), fundamentado na Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Tomando esta definição como parâmetro, o curso de Psicologia da UFF, entende que o Estágio não obrigatório (ENO) é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do Curso e realizado pelos estudantes em organizações concedentes de estágio, através de termos de compromisso. Tem por objetivos: a) Proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, de modo coerente com o PPC de Psicologia UFF-Niterói, a fim de constituir-se em instrumento de integração do conhecimento, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano; e, b) Proporcionar condições para o exercício e aperfeiçoamento das atribuições técnicas, profissionais, e do desenvolvimento ético do estudante quando confrontado com as questões científicas, políticas, e profissionais que interagem no contexto em que realiza sua prática e/ou intervenção.
O ENO está sob responsabilidade direta da Direção do SPA.